Will Eisner e HQ estão em exposição no Sesc

Para os apaixonados por HQ e desenhistas de plantão uma boa notícia o Sesc da Vila Mariana está com a exposição do desenhista Will Eisner.

will_eisner_vila_personagem_the-spiritEisner é conhecido principalmente pela criação do personagem The Spirit nos anos 1940, o desenhista é um dos principais responsáveis pela criação de quadrinhos para adultos e o inventor do termo Graphic Novels.

O que eu acho das HQ’s de Eisner é que elas possuem personagens marcantes e sempre estarão atuais pois sua temática discorre ao redor de centros urbanos, o cenário é Nova York mas poderia ser São Paul, Bangladesh, Tóquio.
Com o investigador que sai do mundo dos mortos para combater o crime os HQ de Eisner saem do papel e entram na telona dos cinemas, The Spirit virou filme de Frank Miller. No estúdio, os enquadramentos e os movimentos dos quadrinhos foram respeitados mas achei que faltou um pouco de pimenta no filme que não me agradou muito.

trecho do HQ The Spirit

Trecho do HQ The Spirit

“O mais incrível é que The Spirit foi escrita para os adultos. Nunca foi uma HQ infantil. Will foi o precursor que nos apontou o caminho”, conta o diretor do filme “The Spitit”, Frank Miller.

O escritor brasileiro Álvaro Moya comenta que a relação de Eisner com o cinema é antiga. “Nos desenhos, os planos exploram o teto, dizem que Eisner era o Orson Welles dos Comics.” Afirma Moya.

Ele influenciou e influência artistas até hoje, seu pé na literatura veio com o livro . “A Contract With God”, um contrato com Deus foi o primeiro livro que Eisner publicou, eu li a bastante tempo quando ainda estava no colégio e foi um dos únicos que gostei d ler naquele tempo, foi ai que viciei em histórias de HQ e novelas gráficas, mas essa história deixo pra outro post.

teatro_avenida_dropsie

E o desenhista também está no teatro, sua obra ‘Av Dropsie’, Avenida Dropsie dá nome a peça brasileira interpretada pelo ator Guilherme Weber. A peça retrata os dramas urbanos latentes nas histórias de Eisner.

Depois de tudo isso não querer ir ao Sesc da Vila Mariana ver os 26 painéis de 90 X 60 cm, com imagens e legendas do personagem “The Spirit”, desenhos originais, edições norte-americanas das revistas “The Spirit” e de outras publicações. O vídeo depoimento de Álvaro Moya e tudo isso de graça é uma loucura.

A mostra “Em <strong>Torno de Will Eisner” vai até dia 26 de abril e funciona de:
terça a sexta-feria, das 7h às 21h30,
sábados e domingos, das 10h às 18h30.
A entrada é gratuita.

O SESC Vila Mariana fica na Rua Pelotas 141, Vila Mariana (SP)

2 Responses to “Will Eisner e HQ estão em exposição no Sesc”


  1. 1 Francisco 03/04/2009 às 21:47

    Soube da mostra, e soube que será itinerante – para alguns centros cuja urbanidade garanta segurança. Também soube que o filme descaracterizou totalmente a idéia original do Eisner, mas é melhor assistir a ele primeiro, antes de dar pitacos.
    Este seu blog é funcional, camarada, sem contar que a linguagem é clara. Isso é raro no mundo blogueiro onde a adolescência verbal impera.
    Vale sempre checá-lo.
    Abraços.

    • 2 Pedro 17/04/2009 às 21:05

      obrigado pelas palavras,em relação ao filme descaracterizou bastante o HQ sinceramente espera muito +, agora vou chegar se a mostra é etinerante essa eu não sabia
      obrigadp


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Del.icio.us

Categorias

Arquivos por meses


%d blogueiros gostam disto: