Caçadores de marcas.

Aqui no Buzz sempre falamos de campanhas publicitárias legais, dessa vez vou falar de um pessoal que me agrada em certo ponto: os Adbusters. Em adbustersportuguês Caçadores de Marcas. São uma rede entre artistas, jornalistas, estudantes, publicitários e web-designers, que questionam as estruturas de poder, de divulgação das mídias de massa. Criticam o life style contemporâneo e lutam pela ecologia mental. Contra a poluição publicitária, o consumismo desenfreado, o trabalho sem sentido no mundo contemporâneo…

Inspirados pelas idéias de McLuhan buscam através de intervenções de Culture Jamming (nome que se dá à prática de parodiar peças publicitárias,  utilizando outdoors, adulterando e alterando suas mensagens de forma drástica). Procuram, através do estranhamento causado por suas obras, levar à discussão sobre o espaço público, e a seu abuso pela publicidade.

O culture Jamming é uma grande mistura de influências. Vão desde a mistura de grafite, filosofia punk faça-você-mesmo, arte moderna e mono colagem. Hoje, na Europa e na América do Norte, tem-se discutido muito sobre a atuação dos grupos, e a ONG canadense Adbusters ganha cada vez mais membros, seja com a publicação modesta de 65.000 exemplares da revista, adbusters_midiaou pelo blog, acessado por pessoas do mundo todo. Ou ainda pela repercussão que geram nas redes sociais. Hoje eles já são temas em aulas de comunicação por todo o mundo.

Através do bom humor, criatividade e ousadia, os caçadores procuram conscientizar a sociedade sobre os caminhos do consumo. E buscam, acima de tudo, desenvolver uma nova cultura de mídia, cujo coração e alma não sejam comerciais.

Vídeo de um Culture Jammer em ação:

E vale se informar  mais também:

Entrevista com Allan MacDonalds da Revista ADbusters

Assalto à mídia

O lado negro da web

Este post inspirado em um vídeo, enviado via por Twetter pela Ariane Dias.

0 Responses to “Caçadores de marcas.”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Del.icio.us

Categorias

Arquivos por meses


%d blogueiros gostam disto: